SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1AVALIAÇÃO DE COMPORTAMENTOS ANTI-SOCIAIS E TRAÇOS PSICOPATAS EM PSICOLOGIA FORENSEADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA DE MOTIVAÇÃO À PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS (MPAM-R) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

MENEZES, Igor Gomes  e  BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt. CONSTRUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DA ESCALA DE INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DE COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL (EICCO). Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.1, pp. 119-127. ISSN 1677-0471.

Tendo em vista a inexistência de uma medida para avaliação do comprometimento organizacional que integre as perspectivas atitudinal e comportamental, o presente trabalho buscou desenvolver e validar a Escala de Intenções Comportamentais de Comprometimento Organizacional (EICCO). A EICCO busca avaliar a relação entre atitudes e comportamentos pelo estudo das intenções comportamentais. Para o conhecimento das propriedades psicométricas da EICCO foram selecionados, utilizando-se amostragem por julgamento, 1.693 trabalhadores das regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil. Os procedimentos de validação adotados com o uso de técnicas da Teoria Clássica dos Testes e da Teoria de Resposta ao Item demonstraram que a EICCO possui uma estrutural fatorial unidimensional. Dos 22 itens iniciais, 20 itens atenderam aos critérios de validação. Ao apresentar parâmetros psicométricos satisfatórios, a EICCO é a primeira medida sobre comprometimento organizacional desenvolvida e validada para a avaliação de intenções comportamentais.

Palavras-chave : Comprometimento organizacional; Intenções comportamentais; Validade estatística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License