SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1CONSTRUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DA ESCALA DE INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DE COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL (EICCO)SOBRE O ENSINO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

GONCALVES, Marina Pereira  e  ALCHIERI, João Carlos. ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA DE MOTIVAÇÃO À PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS (MPAM-R). Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.1, pp. 128-138. ISSN 1677-0471.

A presente pesquisa objetiva adaptar e validar para o contexto brasileiro a Motives for Physical Activity Measure Revised - MPAM-R. Para tanto, participaram 309 praticantes de atividades físicas da cidade do Natal/RN, com idades entre 16 e 74 anos, distribuídos eqüitativamente quanto ao sexo. Depois de concluídas as traduções, análise semântica e análise dos juízes, os participantes responderam a versão em português da MPAM-R e questões sócio-demográficas. Foram realizadas análises fatoriais exploratória e confirmatória, onde os resultados demonstraram que a escala final ficou composta por 26 itens com cinco dimensões e consistência interna satisfatória para todas: Diversão (α = 0,88), Saúde (α = 0,84), Aparência (α = 0,79), Competência (α = 0,85) e Social (α = 0,75), verificando-se que esta escala melhor se adéqua a uma estrutura multifatorial. Confia-se estar oferecendo uma medida psicometricamente adequada para uso em pesquisas e também para a criação de estratégias de intervenção junto à população sedentária.

Palavras-chave : Motivação; Atividade física; Escala; Validação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License