SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2ESTUDO CORRELACIONAL ENTRE INTELIGÊNCIA E MEMÓRIA EM IDOSOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

ALMEIDA, Leandro S et al. BATERIA DE PROVAS DE RACIOCÍNIO (BPR-5): ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 155-162. ISSN 1677-0471.

Este artigo descreve uma aplicação exploratória da Bateria de Provas de Raciocínio em alunos universitários. Os dados normativos desta bateria contemplam apenas os alunos do final do ensino fundamental e do ensino médio, importando ampliar as evidências de validade em alunos do ensino superior em virtude do número insuficiente de provas de aplicação coletiva para a avaliação cognitiva nas idades adultas. Uma amostra de 330 universitários foi considerada neste estudo, sendo maioritariamente feminina (63,3%). Juntamente com a bateria de raciocínio utilizaram-se dois testes de fator g (matrizes). Os resultados das correlações e da análise fatorial exploratória sugerem que basicamente estamos face a provas que avaliam a inteligência fluida (Gf), muito embora surja um segundo fator reunindo as provas de raciocínio verbal e de raciocínio numérico. Dado que estas duas provas envolvem conhecimentos acadêmicos dos alunos, este segundo fator parece relacionado com a inteligência cristalizada (Gc)

Palavras-chave : Bateria de Provas de Raciocínio; Inteligência fluida (Gf); Raciocínio; Estudantes universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License