SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2ESTUDO CORRELACIONAL ENTRE INTELIGÊNCIA E MEMÓRIA EM IDOSOSHABILIDADES ATENCIONAIS: ESTUDO DE VALIDADE DE INSTRUMENTOS EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

LAROS, Jacob A; MARCIANO, João Luiz Pereira  e  ANDRADE, Josemberg Moura de. FATORES QUE AFETAM O DESEMPENHO NA PROVA DE MATEMÁTICA DO SAEB: UM ESTUDO MULTINÍVEL. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 173-186. ISSN 1677-0471.

No presente estudo objetivou-se identificar quais características de alunos e escolas são associadas ao desempenho em Matemática. Foram analisados os dados de 35.929 alunos da 3ª série do Ensino Médio, distribuídos em 1.661 escolas brasileiras que fizeram o teste de Matemática do SAEB em 2001. Análise multinível mostrou uma correlação intraclasse (ICC) bruta de 0,43 e uma ICC corrigida pelas variáveis relacionadas com a composição e seletividade da escola de 0,15. Depois da entrada das variáveis de controle, sete indicadores no nível do aluno e cinco indicadores no nível da escola foram identificados como tendo efeito na proficiência em Matemática. No modelo final pelo menos 84,9% da variância total no nível da escola e 19,8% da variância total no nível do aluno foram explicadas. Os resultados do presente estudo corroboram outros estudos brasileiros com o uso de análise multinível sobre os fatores que afetam o desempenho em Matemática.

Palavras-chave : Avaliação educacional; Desempenho escolar; SAEB; Análise de regressão multinível.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License