SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2FATORES QUE AFETAM O DESEMPENHO NA PROVA DE MATEMÁTICA DO SAEB: UM ESTUDO MULTINÍVELConciencia sintática en niños de 5 a 8 años de edad: Diseño de un instrumento y evaluación de sus propiedades psicométricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

SEABRA, Alessandra Gotuzo  e  DIAS, Natália Martins. HABILIDADES ATENCIONAIS: ESTUDO DE VALIDADE DE INSTRUMENTOS EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 187-198. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste estudo foi investigar evidências de validade de instrumentos de avaliação da atenção. Participaram 255 estudantes de 5ª a 8ª série do ensino fundamental de uma escola pública do interior de SP, idades entre 10 e 17 anos, avaliados no Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) e Teste de Trilhas - parte B (TT-B). Anova revelou efeito de série sobre os escores. No TAC-total houve aumento dos escores na 8ª em relação à 5ª série e a terceira parte do teste foi a que melhor discriminou entre as séries. O TT-B discriminou a 5ª e 6ª em relação à 8ª série. Análises de correlação de Pearson entre os testes evidenciaram diversas correlações significativas, sugerindo que os instrumentos avaliam construtos distintos, porém relacionados. Este estudo complementa anterior e fornece evidências de validade de dois testes neuropsicológicos para avaliação da atenção em estudantes da 5ª à 8ª série do ensino fundamental.

Palavras-chave : Avaliação neuropsicológica; Validade; Atenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License