SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Conciencia sintática en niños de 5 a 8 años de edad: Diseño de un instrumento y evaluación de sus propiedades psicométricasREFLEXÕES SOBRE OS PARÂMETROS PSICOMÉTRICOS DO INVENTÁRIO HOME VERSÃO INFANT TODDLER índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

NUNES, Marília; LOUREIRO, Cybelle Maria Veiga; LOUREIRO, Maurício Alves  e  HAASE, Vitor Geraldi. TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA BATERIA DE TESTES PARA AVALIAÇÃO DE AMUSIA. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 211-232. ISSN 1677-0471.

Este estudo objetivou realizar a adaptação cultural da Montreal Battery of Evaluation of Amusia - MBEA, que se constitui em uma bateria de testes que avalia funções musicais, visando sua adaptação para a população de adolescentes brasileiros. Foram realizadas três etapas: equivalência conceitual, equivalência de itens e equivalência semântica. Participaram deste estudo 20 juízes não-especialistas e 6 juízes especialistas, responsáveis por avaliar os itens da MBEA e seus construtos. Na análise de conteúdo, obtiveram-se altos índices de concordância entre os juízes, exceto para os construtos escala e intervalo. Pelos grupos focais, observou-se que os adolescentes associaram os itens à música erudita, mas isto não afetou sua compreensão do teste. Quanto à equivalência cultural, 70% dos itens apresentaram altos índices de concordância entre juízes. Na equivalência semântica não se apresentaram diferenças significativas entre as retraduções e a versão original. Concluiu-se ser adequado manter os itens originais do teste, pois, além de compreensíveis para a população-alvo, são compostos dentro do sistema tonal ocidental, o qual é utilizado em ambas as culturas.

Palavras-chave : MBEA; Amusia; Percepção musical; Análise teórica de itens.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License