SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2TRANSLATION AND CONTENT VALIDATION OF A BATTERY OF TESTS TO EVALUATE AMUSIAPSYCHOMETRICS PROPERTIES OF PARENTAL BONDING INSTRUMENT AND ASSOCIATION WITH FAMILY FUNCTIONING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

MACEDO, Letícia Gabarra et al. REFLEXÕES SOBRE OS PARÂMETROS PSICOMÉTRICOS DO INVENTÁRIO HOME VERSÃO INFANT TODDLER. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 233-241. ISSN 1677-0471.

O ambiente domiciliar e os comportamentos dos cuidadores da criança são considerados fatores relevantes para o desenvolvimento infantil. O Inventário HOME versão Infant Toddler propõe-se a avaliar os aspectos físicos e sociais do contexto familiar e os comportamentos dos cuidadores primários da criança. Este artigo visa descrever o Inventário HOME versão Infant Toddler, considerando as suas características psicométricas, e refletir sobre a sua utilização em pesquisas científicas e seu uso no Brasil. Foi realizada uma descrição da medida considerando as suas características psicométricas, tais como validade, critérios para a construção dos itens e definição do fenômeno avaliado. Com base no processo de reflexão observaram-se lacunas na construção de itens, a falta de padronização do instrumento no Brasil, especialmente na falta de uniformização na tradução do inventário para a língua portuguesa. Apesar disso, considera-se que o instrumento possui vantagens como a fácil aplicação e mostra-se pertinente para o screening do ambiente familiar, auxiliando na criação de programas preventivos adequados para a realidade das famílias estudadas.

Keywords : Desenvolvimento Infantil; Ambiente familiar; Inventário HOME versão Infant Todler.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License