SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2REFLECTIONS INFANT TODDLER HOME INVENTORY VERSION PSYCHOMETRICS PARAMETERSVALIDATION INTO PORTUGUESE LANGUAGE OF PRESENTEEISM SCALESWLQ-8 AND SPS-6 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

TEODORO, Maycoln Leôni Martins; BENETTI, Silvia Pereira da Cruz; SCHWARTZ, Cristian Baqui  and  MONEGO, Bruna Gomes. PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DO PARENTAL BONDING INSTRUMENT E ASSOCIAÇÃO COM FUNCIONAMENTO FAMILIAR. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 243-251. ISSN 1677-0471.

Este artigo investiga algumas propriedades psicométricas do Parental Bonding Instrument (PBI) em uma amostra de adultos jovens da região metropolitana de Porto Alegre. Este instrumento avalia a qualidade do vínculo estabelecido entre pais e filhos durante a infância e adolescência. Participaram desta pesquisa 195 universitários (127 mulheres, 65,1%) com idade entre 17 a 30 anos (Média=22,45, DP=3,82). Os participantes responderam ao PBI e o Familiograma. O PBI apresentou resultados de validade e fidedignidade satisfatórios para o modelo bi-fatorial. Escores de Cuidado materno e paterno correlacionaram positivamente com a Afetividade e negativamente com o Conflito familiar. Já os escores da Superproteção/Controle correlacionaram-se significativamente com o Conflito. Os resultados apontam para a existência de indícios de validade e fidedignidade do PBI, ressaltando sua importância em pesquisas sobre relações familiares.

Keywords : Relações Familiares; Relacionamento Pais-Crianças; Avaliação Psicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License