SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DO PARENTAL BONDING INSTRUMENT E ASSOCIAÇÃO COM FUNCIONAMENTO FAMILIARESCALA DE AUTO-EFICÁCIA NA FORMAÇÃO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO E ESTUDO DE VALIDAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

FERREIRA, Aristides Isidoro; MARTINEZ, Luís Fructuoso; SOUSA, Luís Manuel  e  CUNHA, João Vieira da. TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO PARA A LÍNGUA PORTUGUESA DAS ESCALAS DE PRESENTISMOWLQ-8 E SPS-6. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 253-266. ISSN 1677-0471.

Este estudo teve como objectivo a validação para a língua Portuguesa de duas escalas de presentismo e apresentar as características métricas das versões reduzidas do Work Limitations Questionnaire (WLQ) e da Stanford Presenteeism Scale (SPS-6). Tratando-se de instrumentos desenvolvidos para avaliar o presentismo: um fenômeno frequente nas organizações que consiste no facto de as pessoas estarem presentes no local de trabalho mas, devido a problemas físicos ou psicológicos, não conseguirem cumprir as suas funções na totalidade. Participaram no nosso estudo trabalhadores Portugueses pertencentes aos sectores da saúde, ensino e banca (n = 305). Através da realização de análises de componentes principais com rotação varimax, análises factoriais confirmatórias, estudos de concomitância e teoria de resposta ao item, foram demonstradas as boas qualidades métricas de ambas as escalas. Desta forma, sugere-se a aplicação destes instrumentos em contexto organizacional, com vista a detectar padrões de inactividade dos recursos humanos associados ao presentismo.

Palavras-chave : Validação; Psicometria; TRI; Produtividade; Recursos Humanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License