SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2THEORY OF REASONED ACTION AND THEORY OF PLANNED ACTION: RELATIONS BETWEEN INTENTION AND BEHAVIORPSYCHOMETRIC PROPERTIES OF THE DRIVER SOCIAL DESIRABILITY SCALE (SPANISH VERSION) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

CARVALHO, Lucas de Francisco; BARTHOLOMEU, Daniel  and  SILVA, Marjorie Cristina Rocha da. INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DOS TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE NO BRASIL. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 289-298. ISSN 1677-0471.

O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico da literatura nacional, de modo a verificar as ferramentas disponíveis para pesquisadores e clínicos, no país, para avaliação dos transtornos da personalidade, bem como discutir o estado atual das pesquisas na área de avaliação dos transtornos da personalidade no Brasil. Foram consultadas bases de dados relevantes na área, e a busca foi restringida para 10 anos de publicação. Dos 31 trabalhos selecionados, apenas seis foram mantidos. Desse modo, foram selecionados 3 artigos, 1 tese e 2 dissertações. Dos 6 trabalhos selecionados, três tiveram foco principal no transtorno da personalidade anti-social, e os outros três trabalhos abordaram os transtornos da personalidade de maneira mais ampla e todos são de cunho empírico. A ausência de testes implica inúmeros diagnósticos realizados sem um referencial mais objetivo que possibilite afirmar, com alguma segurança, a existência dessas patologias.

Keywords : diagnóstico; eixo II; testes psicológicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License