SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2AS TEORIAS DA AÇÃO RACIONAL E DA AÇÃO PLANEJADA: RELAÇÕES ENTRE INTENÇÕES E COMPORTAMENTOSPROPIEDADES PSICOMÉTRICAS DE LA ESCALA DE DESEABILIDAD SOCIAL DEL CONDUCTOR (VERSIÓN EN ESPAÑOL) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

CARVALHO, Lucas de Francisco; BARTHOLOMEU, Daniel  e  SILVA, Marjorie Cristina Rocha da. INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DOS TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE NO BRASIL. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 289-298. ISSN 1677-0471.

O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico da literatura nacional, de modo a verificar as ferramentas disponíveis para pesquisadores e clínicos, no país, para avaliação dos transtornos da personalidade, bem como discutir o estado atual das pesquisas na área de avaliação dos transtornos da personalidade no Brasil. Foram consultadas bases de dados relevantes na área, e a busca foi restringida para 10 anos de publicação. Dos 31 trabalhos selecionados, apenas seis foram mantidos. Desse modo, foram selecionados 3 artigos, 1 tese e 2 dissertações. Dos 6 trabalhos selecionados, três tiveram foco principal no transtorno da personalidade anti-social, e os outros três trabalhos abordaram os transtornos da personalidade de maneira mais ampla e todos são de cunho empírico. A ausência de testes implica inúmeros diagnósticos realizados sem um referencial mais objetivo que possibilite afirmar, com alguma segurança, a existência dessas patologias.

Palavras-chave : diagnóstico; eixo II; testes psicológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License