SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2PROPIEDADES PSICOMÉTRICAS DE LA ESCALA DE DESEABILIDAD SOCIAL DEL CONDUCTOR (VERSIÓN EN ESPAÑOL)NOVAS TENDÊNCIAS NO ENSINO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

PUENTE-PALACIOS, Katia; VIEIRA, Rafaella de Andrade  e  FREIRE, Raphael Andrade Nunes. O IMPACTO DO CLIMA NO COMPROMETIMENTO AFETIVO EM EQUIPES DE TRABALHO. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.2, pp. 311-322. ISSN 1677-0471.

As equipes de trabalho constituem células de desempenho utilizadas com bastante freqüência nas organizações, tendo em vista as vantagens que podem oferecer à efetividade. Os relatos de pesquisas científicas, porém, não mostram resultados consistentes quanto aos antecedentes da efetividade das equipes. Ao analisar os preditores de comportamento e desempenho humano no trabalho observa-se o efeito do clima organizacional. Assim, a partir dessas constatações estabeleceu-se como objetivo investigar o poder explicativo do clima sobre a efetividade das equipes. Coletaram-se informações de 303 membros de equipes mediante aplicação de instrumentos previamente validados. Utilizou-se uma regressão padrão como técnica de análise das relações preditas. Os resultados evidenciaram que a qualidade das relações entre o líder e os membros, o espaço para a inovação e o conhecimento das demandas de desempenho explicam 26% da variância do comprometimento, considerado critério afetivo de efetividade. Esses resultados permitem a identificação dos elementos do clima relacionados aos vínculos afetivos estabelecidos com a equipe.

Palavras-chave : Equipes de trabalho; Clima Organizacional; Comprometimento afetivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License