SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Depression, depressive traits and parental representations: an empirical studyAdapting and validating a measurement instrument for cognition in social anxiety author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

PARANHOS, Mariana Esteves; ARGIMON, Irani Iracema de Lima  and  WERLANG, Blanca Susana Guevara. Propriedades psicométricas do Inventário de Depressão de Beck-II (BDI-II) em adolescentes. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.3, pp. 383-392. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste estudo é a investigação das propriedades psicométricas do Inventário de Depressão de Beck-II (BDI- II) através da avaliação de sua fidedignidade e validade. A amostra contou com 391 adolescentes da população geral com idades entre 13 e 19 anos. Os participantes responderam a uma Ficha de Dados Pessoais e Sociodemográficos, ao BDI-II e a Escala de Desesperança de Beck. Em termos de fidedignidade, encontrou-se um nível satisfatório de consistência interna (Coeficiente de Cronbach=0,86), assim como seu padrão de resposta é estável no tempo (r=0,87; p<0,001). No estudo de validade convergente, obteve-se uma correlação positiva e significativa em um nível moderado com o BHS (r= 0,60; p<0,001). Já a validade fatorial gerou dois fatores, que explicam 35,6% da variação total. Os resultados obtidos corroboram o bom desempenho psicométrico do BDI-II.

Keywords : Inventário de Depressão de Beck-II; Propriedades psicométricas; Fidedignidade; Validade; Adolescentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License