SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Psychometric properties of the Beck Depression Inventory-II (BDI-II) in adolescentsValidity and internal consistency of the School Violence Prevalence Investigation Questionnaire: student version author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

VAGOS, Paula; PEREIRA, Anabela  and  BEIDEL, Deborah. Adaptação e validação de uma escala de medida de cognição na ansiedade social. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.3, pp. 393-402. ISSN 1677-0471.

Este trabalho pretende apresentar e avaliar a versão portuguesa de uma escala de medida de cognição na ansiedade social, a Escala de Crenças e Pensamentos Sociais. O instrumento foi traduzido da língua inglesa para portuguesa e a tradução foi avaliada pelo método de reflexão falada e retroversão. A versão portuguesa foi aplicada a uma amostra de 937 jovens de ambos os sexos. Uma sub-amostra de 679 participantes respondeu igualmente a um instrumento de medida de ansiedade e evitamento social, que serviu como variável critério para avaliar a validade de constructo. Os resultados indicam que a escala é constituída por dois factores: desconforto na interacção social e desconforto no desempenho público. Os índices de validade e consistência interna obtidos foram adequados, apontando para a adequabilidade psicométrica da versão portuguesa do instrumento. São agora necessários estudos aprofundados, nomeadamente para determinar a utilidade do instrumento para diagnóstico e avaliação da eficácia de intervenção.

Keywords : Ansiedade social; Cognição; Avaliação psicológica; Adolescência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License