SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Adaptação e validação de uma escala de medida de cognição na ansiedade socialMotivação de estudantes: um estudo com crianças do ensino fundamental: Motivation of students: a study with elementary school children índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

STELKO-PEREIRA, Ana Carina; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque  e  FREITAS, Lucas Cordeiro. Validade e consistência interna do Questionário de Investigação de Prevalência de Violência Escolar: versão estudantes. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.3, pp. 403-411. ISSN 1677-0471.

São poucos os instrumentos brasileiros de avaliação de violência escolar que tiveram suas propriedades psicométricas aferidas. Esta pesquisa consistiu em dois estudos: 1) elaboração e validação do Questionário de Investigação de Prevalência de Violência Escolar - Versão Estudantes e 2) avaliação da fidedignidade dos itens do instrumento cujas respostas estavam em escala Likert. No estudo 1, participaram 38 alunos de uma escola pública de Curitiba e três pesquisadores da área de violência. O instrumento foi compreensível ao público alvo e 76,6% dos itens obtiveram concordância de três juízes referente ao que mediam. No estudo 2, 668 estudantes de 6º. a 9º. ano de três escolas públicas responderam ao instrumento e percebeu-se que esse foi consistente em avaliar a violência psicológica, violência contra o patrimônio e global, bem como fatores de risco associados (α>0,75). Assim, tal instrumento contribui para diminuir a carência de instrumentos brasileiros para investigação da violência escolar.

Palavras-chave : violência na escola; bullying; avaliação de violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License