SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Motivação de estudantes: um estudo com crianças do ensino fundamental: Motivation of students: a study with elementary school childrenItem response theory nominal model: an alternative author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

ANDRADE, Josemberg Moura de; LAROS, Jacob Arie  and  GOUVEIA, Valdiney Veloso. O uso da teoria de resposta ao item em avaliações educacionais: diretrizes para pesquisadores. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.3, pp. 421-435. ISSN 1677-0471.

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) tem sido considerada por muitos especialistas como um marco para a Psicometria moderna. A TRI é um conjunto de modelos matemáticos que considera o item como unidade básica de análise e procura representar a probabilidade de um examinando dar uma certa resposta a um item como função dos parâmetros do item e do(s) traço(s) latente(s) do indivíduo. No presente artigo objetivou-se discutir os pressupostos, modelos e aplicações da TRI em avaliações educacionais de larga escala. Também são feitas algumas considerações sobre a utilização do software Bilog-MG 3.0. Diante da complexidade do tema tratado, não se teve a intenção de esgotá-lo, e sim, oferecer aos pesquisadores e avaliadores educacionais diretrizes para a tomada de decisões no momento de operacionalização de análises psicométricas por meio da TRI.

Keywords : Psicometria; Teoria do traço latente; Testes educacionais de larga escala.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License