SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3The use of item response theory in educational assessment: directions for researchersFactorial structure of Higher-Order cognitive Factors Kit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

PINHEIRO, Igor Reszka; COSTA, Flávio Rodrigues  and  CRUZ, Roberto Moraes. Modelo nominal da teoria de resposta ao item: uma alternativa. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.3, pp. 437-447. ISSN 1677-0471.

Este artigo apresenta o Modelo de Resposta Nominal de Bock como uma alternativa para a parametrização dos itens de múltipla escolha, bem como para obtenção de estimativas mais precisas de traços latentes. Utilizando os dados dos 64.118 sujeitos de nove estados brasileiros e do Distrito Federal, que compõem a amostra normativa do Teste de Raciocínio Lógico Numérico de Costa, comparou-se o ajuste do Modelo de Resposta Nominal com os Modelos Logísticos de 1, 2 e 3 Parâmetros, e efetuou-se a análise das questões, dos distratores e da precisão com os dados politômicos na íntegra e dicotomizados. Conclui-se que, apesar das respostas nominais obtidas empiricamente não terem se encaixado adequadamente aos valores esperados pelo seu modelo, tal modalidade da Teoria de Resposta ao Item ainda ofereceu indícios dos motivos que levaram à má formulação de algumas questões, questionou o entendimento da própria habilidade avaliada e melhorou a precisão da medida.

Keywords : Modelo de resposta nominal; Teoria de resposta ao item; Avaliação educacional.

        · abstract in Portuguese     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License