SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Factorial structure of Higher-Order cognitive Factors KitDevelopment and investigation of psychometric features of the motivational scale for a license to carry a gun (MSLCG) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

DASCANIO, Denise; RODRIGUES, Olga Maria Rolim  and  VALLE, Tania Gracy Martins do. Relação entre os estilos parentais e o desempenho intelectual de crianças com plumbemia. Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.3, pp. 461-470. ISSN 1677-0471.

Este artigo investigou a relação entre o desempenho intelectual de crianças com alta e baixa plumbemia e os estilos parentais maternos. Utilizou-se o WISC-III e o IEP. Participaram do estudo 40 crianças, com idades entre 7 e 13 anos, e 40 pais, todos moradores da área de risco próximo ao local de contaminação. As crianças foram divididas em dois grupos: G1 - 20 crianças com alta plumbemia (superior a 10µg/dl); e G2 - 20 crianças com baixa plumbemia (inferior a 10 µg/dl). Os resultados apontaram prejuízos no WISC-III para as crianças com Pb-S superior a 10 µg/dl e predomínio de práticas educativas negativas foi encontrado em ambos os grupos, com significância estatística ao nível de 5%. Tais resultados sugerem que um ambiente com fontes de estimulação pode minimizar os prejuízos causados pela contaminação, sendo que as práticas educativas dos pais poderiam contribuir, tendo uma influência moduladora dos efeitos do chumbo.

Keywords : Intoxicação; Desenvolvimento infantil; Estilos parentais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License