SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Relationship between parenting styles and intellectual development in the children'swith blood lead levelLabor Social support Scale (ESUL) and Work Satisfaction Scale: validity evidences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

CANEDA, Cristiana Rezende Gonçalves  and  TEODORO, Maycoln Leôni Martins. Desenvolvimento e investigação de propriedades psicométricas da escalamotivacional para porte de arma (EMPA). Aval. psicol. [online]. 2010, vol.9, n.3, pp. 471-478. ISSN 1677-0471.

Esta investigação teve como objetivo desenvolver e investigar algumas propriedades psicométricas da Escala Motivacional para Porte de Arma (EMPA). O instrumento foi elaborado a partir de escalas existentes na literatura internacional juntamente com grupos focais com civis e militares sobre a motivação para o uso de armas. A primeira versão da EMPA foi formada por 51 itens e aplicada em 550 respondentes, com idades de 18 a 86 anos (Média= 28 anos, DP= 13,75 anos). Os dados foram analisados por meio de análise fatorial exploratória com o método dos componentes principais e rotação Varimax. A versão final da EMPA possui 36 itens, com 48% da variância explicada e índices adequados de consistência interna.

Keywords : Arma de Fogo; Psicometria; Autoavaliação (Psicologia).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License