SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Adaptação humana em contextos desportivos: contributos da teoria para a avaliação psicológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

FONSECA, Patrícia Nunes da et al. Escala de Ajustamento Escolar: estrutura fatorial e correlatos demográficos. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.1, pp. 1-11. ISSN 1677-0471.

O presente estudo procurou comprovar a estrutura fatorial da Escala de Ajustamento Escolar para a realidade brasileira. Participaram 249 estudantes de escolas públicas (49%) e particulares (51%) de João Pessoa, PB. A maioria era do sexo feminino (54,6%), com idades variando entre 11 e 20 anos (m=14,6; dp=2,11). Estes responderam à Escala de Ajustamento Escolar (EAE) e perguntas demográficas. Os resultados indicaram que o modelo com quatro componentes (dificuldades disciplinares, dificuldades acadêmicas, aspectos gerais sobre a escola e relacionamento com professores e estudantes) foi o mais adequado para a EAE. Por meio de uma MANOVA, verificou-se que houve diferença na pontuação dos participantes em relação aos componentes II (dificuldades acadêmicas) e IV (relacionamento com professores e estudantes), segundo a série e o tipo de escola, respectivamente. Concluiu-se que este é um instrumento adequado psicometricamente, sendo representado melhor por um modelo tetrafatorial.

Palabras clave : Ajustamento; Escola; Validade fatorial; Escala.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License