SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Escala de Ajustamento Escolar: estrutura fatorial e correlatos demográficosEscala de autoeficácia para atividades ocupacionais: estudo da estrutura interna e precisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

GOMES, Rui. Adaptação humana em contextos desportivos: contributos da teoria para a avaliação psicológica. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.1, pp. 13-24. ISSN 1677-0471.

Este trabalho analisa as aplicações do modelo Transaccional Cognitivo, Motivacional e Relacional de Lazarus aos contextos desportivos, nomeadamente ao estudo do confronto dos atletas com o stress. Dois dos problemas mais evidentes na aplicação deste modelo ao estudo da adaptação humana em situações de rendimento prendem-se à complexidade de testar os vários pressupostos num único estudo e na falta de metodologias de avaliação que facilitem esta tarefa. Neste sentido, este trabalho analisa os conceitos fundamentais subjacentes ao modelo, propondo igualmente um guião de entrevista que avalia cada um desses domínios, usando como exemplo o confronto com situações de stress. Assim, é desenvolvido o guião de Entrevista de Avaliação Psicológica de Atletas: Gestão de Stress (EAPA-GS), dividindo-se em cinco secções I) informação pessoal e desportiva; II) análise das situações de stress; III) análise dos processos de avaliação cognitiva e “coping”; IV) experiência emocional; e V) finalização.

Palavras-chave : Stress; Modelo Transaccional; Coping; Emoções.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License