SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Adaptação humana em contextos desportivos: contributos da teoria para a avaliação psicológicaRevisão da apadtação, validação e normatização da escala de autoestima de Rosenberg: Revision of the adaptation, validation, and normatization of the Roserberg self-esteem scale índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

NUNES, Maiana Farias Oliveira  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Escala de autoeficácia para atividades ocupacionais: estudo da estrutura interna e precisão. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.1, pp. 25-40. ISSN 1677-0471.

Este artigo objetivou apresentar análises psicométricas da Escala de Autoeficácia para Atividades Ocupacionais (EAAOc), especificamente a análise dos componentes principais e de precisão. Participaram 1.020 pessoas, com média de 16,3 anos (DP=2,31), sendo 56,4% mulheres, de escolas públicas e privadas. A análise dos componentes principais foi realizada para as duas seções da EAAOc, sendo a primeira relativa à autoeficácia e a segunda, às suas fontes. A adoção de seis fatores para a explicação da autoeficácia para atividades ocupacionais foi interpretada segundo os tipos do RIASEC; quanto às fontes, dois fatores foram encontrados, entendidos como fontes de experiências autênticas e de aprendizagem vicária. A precisão dos fatores, por alfa de Cronbach, foi considerada muito boa (todos acima de 0,85) e a análise fatorial sugeriu evidências de validade favoráveis à EAAOc. A escala mostra boas condições para uso em Orientação Profissional e para pesquisas na área.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Testes psicológicos; Adolescentes; Orientação profissional; Teoria Socio- Cognitiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License