SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Revisão da apadtação, validação e normatização da escala de autoestima de Rosenberg: Revision of the adaptation, validation, and normatization of the Roserberg self-esteem scaleComparação de modelos da Teoria de Resposta ao Item (TRI) na validação de uma prova de dependência-independência de campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

SILVA, Izabella Brito  e  NAKANO, Tatiana de Cássia. Modelo dos cinco grandes fatores da personalidade: análise de pesquisas. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.1, pp. 51-62. ISSN 1677-0471.

Em virtude da importância do modelo dos Cinco Grandes Fatores para avaliação da personalidade, o presente estudo teve por objetivo realizar um levantamento de pesquisas feitas no Brasil acerca desse modelo nas bases de dados Scielo e PEPSIC e nas quatro edições do Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Os trabalhos mostram um crescente aumento no número de publicações sobre a temática, com concentração de pesquisas desenvolvidas nas regiões Sul e Sudeste, representadas principalmente por pesquisadores ligados à UFRGS e a USF. A maior parte dos trabalhos apresenta dupla autoria, tendo sido desenvolvido com amostras de jovens e adultos, fazendo uso principalmente da EFN, EFEx e EFS como instrumentos.

Palavras-chave : Personalidade; Traços típicos; Avaliação da personalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License