SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Modelo dos cinco grandes fatores da personalidade: análise de pesquisasCaracterísticas de personalidade de mulheres que se submeteram à cirurgia bariátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

VIEIRA, Maria João; RIBEIRO, Rui Bártolo; ALMEIDA, Leandro  e  PRIMI, Ricardo. Comparação de modelos da Teoria de Resposta ao Item (TRI) na validação de uma prova de dependência-independência de campo. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.1, pp. 63-70. ISSN 1677-0471.

O presente estudo analisa itens de uma prova que avalia o construto dependência-independência de campo - Testes “Padrão” - à luz dos modelos de um, dois e três parâmetros da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Utilizou-se uma amostra de 1.918 candidatos ao Curso de Pilotagem Aeronáutica da Academia da Força Aérea Portuguesa. Efetuou-se uma análise fatorial por informação completa com o intuito de verificar as pré-condições da TRI, a qual indicou a existência de dois fatores. Posteriormente, analisou-se cada um dos fatores à luz dos modelos unidimensionais da TRI, revelando-se que a divisão dos dois fatores está relacionada com a dificuldade dos itens, e que os itens mais fáceis são aqueles nos quais a figura-alvo não se encontra em nenhuma das figuras padrão. Concluiu-se que o Subteste 2 se revelou o mais indicado para avaliar o construto, e sugere-se que sejam acrescentados itens fáceis, para que o teste seja mais adequado a sujeitos com baixos níveis de aptidão.

Palavras-chave : Teoria da Resposta ao Item (TRI); Dependência-Independência de campo; Validade; Testes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License