SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Comparação de modelos da Teoria de Resposta ao Item (TRI) na validação de uma prova de dependência-independência de campoAplicação do modelo interativo no contexto do individualismo e coletivismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

LANGARO, Flávia; VIEIRA, Ana Paula Kroeff; POGGERE, Letícia Carol  e  TRENTINI, Clarissa Marceli. Características de personalidade de mulheres que se submeteram à cirurgia bariátrica. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.1, pp. 71-79. ISSN 1677-0471.

O presente trabalho tem como objetivo investigar características psicológicas de mulheres que realizaram cirurgia bariátrica mediante a elaboração de um perfil de médias construído com base no Inventário Fatorial de Personalidade (IFP), no Inventário de Depressão de Beck (BDI) e no Inventário de Ansiedade de Beck (BAI). Participaram 24 mulheres submetidas a cirurgia bariátrica há pelo menos 90 dias, com idades entre 20 e 56 anos. Os traços de personalidade mais característicos encontrados incluem alta deferência e baixa agressão. As participantes obtiveram escores de intensidade de depressão e ansiedade mínimos e nenhuma delas apresentou níveis de intensidade considerados graves. A relevância do estudo consiste em analisar os perfis de personalidade de mulheres que realizaram cirurgia bariátrica, o que pode auxiliar no preparo pré-cirúrgico e indicar uma melhor adesão das pacientes às recomendações da equipe multiprofissional após o procedimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License