SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Características de personalidade de mulheres que se submeteram à cirurgia bariátricaA estrutura fatorial da Escala CES-D em estudantes universitários brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

MELO, Gislane Ferreira de  e  GIAVONI, Adriana. Aplicação do modelo interativo no contexto do individualismo e coletivismo. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.1, pp. 81-89. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste estudo foi aplicar a metodologia do Modelo Interativo no modelo do Individualismo-Coletivismo: Horizontal e Vertical para melhor entender este último modelo. A amostra foi composta por 271 indivíduos e foi utilizado o Inventário de Perfil Idiocêntrico-Alocêntrico para Atletas. Múltiplas análises de variância revelaram que quando os construtos tornam-se polarizados, como na supremacia idiocêntrica, mais os indivíduos necessitam dieferenciar-se dos demais, buscando sucesso e realização. Quando os construtos tornam-se equilibrados, os indivíduos tendem a apresentar atitudes igualitárias e os indivíduos alocêntricos buscam o benefício do grupo, submisão e hierarquia. Em conclusão, pode-se inferir que quando os campos do idiocentrismo e alocentrismo tornam-se mais distantes da bissetriz, o domínio vertical aumenta (hierarquia) e a maior proximidade da bissetriz favorece o domínio horizontal (igualdade). Esses domínios não mais refletem a predominância ou não de um construto sobre o outro.

Palavras-chave : Individualismo-coletivismo; Modelo Interativo; Grupos tipológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License