SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Aplicação do modelo interativo no contexto do individualismo e coletivismoEstrutura fatorial do Questionário de Saúde Geral (QSG-12) em uma amostra de professores escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

FILHO, Nelson Hauck  e  TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. A estrutura fatorial da Escala CES-D em estudantes universitários brasileiros. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.1, pp. 91-97. ISSN 1677-0471.

A escala Center for Epidemiologic Studies (CES-D) é um dos instrumentos mais utilizados no mundo inteiro para a avaliação da sintomatologia depressiva em diversas faixas etárias. O objetivo do presente estudo foi testar de forma confirmatória diferentes estruturas teoricamente plausíveis para a CES-D em uma amostra universitária, partindo de uma versão brasileira já existente da escala. Os participantes foram 266 univeristários (média de idades=20,69; DP=2,40) de uma universidade do Rio Grande do Sul. Os resultados mostraram que uma estrutura com quatro fatores, semelhante à encontrada no estudo original do instrumento, apresentou o melhor ajuste aos dados. Um modelo modificado de quatro fatores sem dois itens com baixas comunalidades também se mostrou adequado. A consistência interna das subescalas (α de Cronbach) variou de 0,65 a 0,86. Aspectos complexos da estrutura fatorial do instrumento e potencialidades do mesmo são discutidos ao final.

Palavras-chave : Depressão; CES-D; Avaliação psicológica; Psicopatologia; Análise fatorial confirmatória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License