SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Evaluation of family support in elderly living at homeReasons for adults to seek careerguidance: a preliminary study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

GONZAGA, Alessandra Rodrigues  and  MONTEIRO, Janine Kieling. Inteligência emocional e qualidade de vida em gestores brasileiros. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.2, pp. 117-127. ISSN 1677-0471.

O construto Inteligência Emocional contribui para estudos científicos sobre as relações interpessoais nas organizações, por permitir a investigação das emoções humanas no ambiente de trabalho. O presente estudo investiga as relações entre a Inteligência Emocional (IE) e a Qualidade de Vida (QV) em um grupo de gestores brasileiros em cargos de liderança. A amostra foi composta de 30 gestores. Como instrumentos, foram utilizados o Mayer, Salovey e Caruso Emotional Intelligent Test (MSCEIT), o Questionário de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde Simplificado (QV/OMS - Simplificado) e um questionário sociodemográfico. Os resultados indicaram que há correlação entre a percepção emocional dos gestores (medida pela variável Bias) e sua Qualidade de Vida (r = 0,60 / p = 0,01).

Keywords : inteligência emocional; gestores; qualidade de vida; recursos humanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License