SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Avaliação do suporte familiar em idosos residentes em domicílioMotivos da procura por orientação de carreira em adultos: um estudo preliminar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

GONZAGA, Alessandra Rodrigues  e  MONTEIRO, Janine Kieling. Inteligência emocional e qualidade de vida em gestores brasileiros. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.2, pp. 117-127. ISSN 1677-0471.

O construto Inteligência Emocional contribui para estudos científicos sobre as relações interpessoais nas organizações, por permitir a investigação das emoções humanas no ambiente de trabalho. O presente estudo investiga as relações entre a Inteligência Emocional (IE) e a Qualidade de Vida (QV) em um grupo de gestores brasileiros em cargos de liderança. A amostra foi composta de 30 gestores. Como instrumentos, foram utilizados o Mayer, Salovey e Caruso Emotional Intelligent Test (MSCEIT), o Questionário de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde Simplificado (QV/OMS - Simplificado) e um questionário sociodemográfico. Os resultados indicaram que há correlação entre a percepção emocional dos gestores (medida pela variável Bias) e sua Qualidade de Vida (r = 0,60 / p = 0,01).

Palavras-chave : inteligência emocional; gestores; qualidade de vida; recursos humanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License