SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Inteligência emocional e qualidade de vida em gestores brasileirosCodependencia y sus instrumentos de evaluación: un estudio documental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

SANTOS, Ana Flávia de Oliveira  e  MELO-SILVA, Lucy Leal. Motivos da procura por orientação de carreira em adultos: um estudo preliminar. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.2, pp. 129-137. ISSN 1677-0471.

Dificuldades adaptativas ao curso universitário ou ao trabalho levam à necessidade de atenção especializada. Este estudo objetiva investigar os motivos da procura de adultos por orientação profissional e de carreira em um serviço de uma universidade pública. Participaram deste estudo 17 sujeitos (11 mulheres e seis homens) com idade variando entre 20 e 48 anos. Os dados foram obtidos por meio de um questionário do tipo autorrelato. A análise do conteúdo foi feita com base nas respostas às questões selecionadas, referentes às preocupações com a carreira, às expectativas e ao grau de importância dos temas abordados na intervenção. Verificou-se que os participantes apresentaram preocupações predominantemente relativas ao ingresso no ensino superior e às transições de carreira, seguidas de questões referentes à necessidade de mais informação profissional. A sistematização dos dados possibilitou a avaliação das necessidades de atendimento e melhor delineamento das estratégias de intervenção com adultos.

Palavras-chave : orientação de carreira; orientação vocacional; intervenção psicológica; informação ocupacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License