SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Codependencia y sus instrumentos de evaluación: un estudio documentalAvaliação psicossocial: desafios para a prática profissional nos contextos educativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

SILVA, Liane Di Stefano Da  e  CAPITAO, Claudio Garcia. Evidências de validade entre o STAXI e o PFT. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.2, pp. 151-161. ISSN 1677-0471.

O objetivo do presente trabalho foi verificar as correlações entre frustração e raiva para buscar evidências de validade baseadas na relação com outras variáveis entre o Teste de Frustração de Rosenzweig - PFT - e o Inventário de Raiva como traço-estado - STAXI, na área da saúde. Participaram da pesquisa 75 universitárias, do curso de Enfermagem de uma faculdade privada no interior de São Paulo. As respostas com direção extrapunitiva mostraram magnitude moderada para correlação significativa com estado de raiva e magnitude baixa com traço e temperamento de raiva. As respostas do tipo reação com dominância do obstáculo se correlacionaram significativamente com estado de raiva. Conclui-se existir evidências de validade baseadas na relação com outras variáveis entre os dois instrumentos, porém considera-se importante que novos estudos, com amostras maiores, sejam realizados e se utilizem de outros instrumentos para ampliar os dados de validade.

Palavras-chave : Teste de frustração; Inventário de raiva; Evidência de validade; Frustração; Raiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License