SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Validity evidences between STAXI and PFTGeneral Health: Evidences of sex related individual diferences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

GUZZO, Raquel Souza Lobo; MOREIRA, Ana Paula Gomes  and  MEZZALIRA, Adinete Sousa da Costa. Avaliação psicossocial: desafios para a prática profissional nos contextos educativos. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.2, pp. 163-171. ISSN 1677-0471.

O presente artigo corresponde a um estudo teórico e apresenta elementos que caracterizam o processo de avaliação psicossocial, destacando-o na discussão sobre a área da avaliação psicológica como ferramenta construída, especialmente, para subsidiar e orientar a atuação profissional em contextos educativos e comunitários. São enfatizados os marcos históricos da construção da psicologia, como ciência e profissão, com o objetivo de refletir sobre como eles influenciaram a consolidação do campo da avaliação psicológica. Finalmente, são apresentadas as dimensões de uma perspectiva crítica que, ao agregar elementos históricos e sociais, fomenta a discussão sobre a avaliação psicossocial, diferenciando-a da avaliação psicológica tradicional.

Keywords : avaliação psicológica; avaliação psicossocial; psicologia escolar; psicologia social da libertação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License