SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Avaliação psicossocial: desafios para a prática profissional nos contextos educativosVisualização espacial e desempenho em matemática no ensino médio e profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

CARVALHO, Hudson W. de; ANDREOLI, Sérgio Baxter  e  JORGE, Miguel Roberto. Saúde geral: evidências de diferenças relacionadas ao sexo. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.2, pp. 173-179. ISSN 1677-0471.

Objetivou-se verificar a existência de diferenças relacionadas ao sexo com base nos indicadores de saúde mental providos pelo Questionário de Saúde Geral (QSG) e avaliar a pertinência de normas diferenciadas por sexo. Participou voluntariamente do estudo uma amostra aleatória de 146 adultos da cidade de Divinópolis, MG. Os dados foram analisados por meio de testes t para amostras independentes, análise de variância simples com correção de Bonferroni e correlações de Pearson. Mulheres apresentaram médias superiores às dos homens em todos os escores do QSG, entretanto diferenças significantes com magnitude de efeito moderada foram encontradas nas escalas de Estresse Psíquico, Autoeficácia, Distúrbios Psicossomáticos e Gravidade de Doença Mental. Nossos achados são congruentes com os do estudo de adaptação e validação do QSG para o Brasil, indicando a presença de diferenças moderadas relacionadas ao sexo em saúde geral e a pertinência de normas diferenciadas para homens e mulheres. Ajustes normativos mostram-se necessários.

Palavras-chave : diferenças de sexo; saúde mental; rastreamento psiquiátrico; avaliação psicológica; normas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License