SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Visualização espacial e desempenho em matemática no ensino médio e profissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

BORSA, Juliane Callegaro  y  BANDEIRA, Denise Ruschel. Uso de instrumentos psicológicos de avaliação do comportamento agressivo infantil: Análise da produção científica brasileira. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.2, pp. 193-203. ISSN 1677-0471.

O presente artigo relata um levantamento de instrumentos de avaliação de comportamentos agressivos de crianças que estão sendo utilizados em estudos brasileiros. A partir dos critérios de inclusão/exclusão, foram analisados 25 artigos brasileiros, publicados nas duas últimas décadas e disponíveis na Biblioteca Virtual de Psicologia (BVS-Psi). Os resultados apontam para a escassez de estudos sobre avaliação de comportamentos agressivos na literatura nacional. Poucos utilizam instrumentos que discriminam o comportamento agressivo quanto à sua etiologia e à sua manifestação. Aponta-se para a necessidade de novos instrumentos adaptados e validados, além de novos estudos que permitam a compreensão e a avaliação dos comportamentos agressivos de crianças por meio de instrumentos válidos para o contexto brasileiro.

Palabras clave : avaliação psicológica; comportamentos agressivos; crianças.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License