SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Estudantes de psicologia no Brasil e o contexto sociocultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

YAMAMOTO, Oswaldo Hajime; FALCAO, Jorge Tarcísio da Rocha  e  SEIXAS, Pablo de Sousa. Quem é o estudante de psicologia do Brasil?. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.3, pp. 209-232. ISSN 1677-0471.

O presente artigo tem por objetivo discutir a tese da elitização do curso de graduação em Psicologia no Brasil, com base na análise dos dados sociodemográficos dos estudantes de Psicologia que participaram do ENADE-2006. O artigo está subdividido em três partes. Inicialmente, são delineadas as características sociodemográficas dos estudantes de Psicologia a partir do questionário socioeconômico que acompanhou o ENADE-2006. Em seguida, trata-se da questão da elitização do curso de Psicologia propriamente dita, buscando identificar percursos acadêmicos possíveis mediante uma análise classificatória multidimensional de um conjunto de dados socioeconômicos selecionados. Finalmente, as características sociodemográficas dos estudantes de Psicologia e os dois principais percursos acadêmicos delineados pela análise (elitizado e não-elitizado) são retomados e discutidos, em resposta à questão da elitização do curso de Psicologia.

Palavras-chave : ENADE; Formação Acadêmica; Estudantes de Psicologia; Percursos Acadêmicos; Elitização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )