SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Quem é o estudante de psicologia do Brasil?A prova do ENADE de psicologia 2006: concepção, construção e análise psicométrica da prova índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima; WENDT, Guilherme Welter  e  HUNING, Simone Maria. Estudantes de psicologia no Brasil e o contexto sociocultural. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.3, pp. 233-269. ISSN 1677-0471.

Este artigo analisa as características do contexto sociocultural dos Estudantes de Psicologia no Brasil a partir dos questionários socioeconômicos de 23.613 alunos selecionados para o Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2006. Foram analisados os hábitos de leitura, bem com como o gênero de leitura mais frequente, os meios de comunicação social que os alunos utilizam na busca de informações, os motivos que levam ao uso da informática, as atividades de lazer e conhecimentos de outra língua. Esses dados podem ser úteis na elaboração de projetos de ensino contextualizados e relevantes para determinada região, ao mesmo tempo em que indicam rupturas e disparidades em algumas dimensões do espectro sociocultural.

Palavras-chave : Ensino superior; Aspectos Sociais; Aspectos Culturais; Formação do Psicólogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )