SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Estudantes de psicologia no Brasil e o contexto socioculturalFormação básica e profissional do psicólogo: análise do desempenho dos estudantes no ENADE-2006 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

PRIMI, Ricardo; HUTZ, Cláudio S  e  SILVA, Marjorie Cristina Rocha da. A prova do ENADE de psicologia 2006: concepção, construção e análise psicométrica da prova. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.3, pp. 271-294. ISSN 1677-0471.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é elaborado com o objetivo de avaliar as habilidades acadêmicas e competências profissionais desenvolvidas pelos estudantes de Psicologia ao longo de sua trajetória no ensino superior, bem como obter informações sobre suas características socioeconômicas. As informações do ENADE são usadas, em última instância, como parte dos conceitos dos cursos e instituições. Este trabalho apresenta a análise da prova de 2006, respondida por 26613 estudantes ingressantes e concluintes de psicologia. Apresentam-se os procedimentos de construção da prova, uma análise psicométrica empregando a análise fatorial dos itens por informação completa e calibração dos parâmetros dos itens empregando o modelo Rasch e de créditos parciais (para as questões dissertativas). Apresenta-se uma análise dos mapas de itens para se estabelecer referências de interpretação das notas, que permitiu realizar uma caracterização das competências e habilidades dos estudantes pesquisados comparando-se o desempenho dos concluintes em relação aos ingressantes.

Palavras-chave : Avaliação do ensino superior; Modelo de Rasch; Competências; Habilidades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )