SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3A prova do ENADE de psicologia 2006: concepção, construção e análise psicométrica da provaFormação básica e profissional do psicólogo: uma análise do desempenho das IES no ENADE-2006 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

SOUZA, Marilene Proença Rebello de; BASTOS, Antônio Virgílio  e  BARBOSA, Deborah Rosária. Formação básica e profissional do psicólogo: análise do desempenho dos estudantes no ENADE-2006. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.3, pp. 295-312. ISSN 1677-0471.

São analisados resultados obtidos pelos estudantes ingressantes e concluintes que realizaram o ENADE-2006-Psicologia quanto a dados Socioeconômicos, de História Escolar e Componentes Específicos do conhecimento psicológico. Identificou-se que os estudantes são, em sua maioria, provenientes do ensino privado e apresentam diferenças de desempenho quando comparados aos provenientes do público. Os dados socioeconômicos também são analisados em comparação com escores obtidos no Exame e são tecidas considerações sobre os resultados em termos de conhecimentos gerais e específicos. São observadas as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, em comparação com os escores obtidos em aspectos específicos da prova. Observa-se que a maioria dos alunos é do sexo feminino, os desempenhos são melhores no ensino público, diurno. Uma das constatações é a necessidade de maior investimento na formação quanto aos conteúdos referentes a Investigações e Medidas, bem como em Fundamentos Históricos e Epistemológicos.

Palavras-chave : Formação profissional; Formação do psicólogo; Avaliação de aprendizagem; Ensino superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )