SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Formação básica e profissional do psicólogo: análise do desempenho dos estudantes no ENADE-2006Percepção dos estudantes sobre a infraestrutura dos cursos de psicologia: considerações a partir do ENADE-2006 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt; GONDIM, Sônia Maria Guedes; SOUZA, Janice Aparecida Janissek de  e  SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Formação básica e profissional do psicólogo: uma análise do desempenho das IES no ENADE-2006. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.3, pp. 313-347. ISSN 1677-0471.

O objetivo do artigo é analisar a formação em psicologia oferecida pelas Instituições de Ensino Superior brasileiras, por meio do desempenho no Exame Nacional de Desempenho Educacional 2006, que compara grupos de ingressantes e de concluintes. São analisados os indicadores do desempenho geral e os relativos aos componentes específicos da prova do ENADE de 2006 explorando-se, sobretudo, a sua variabilidade considerando-se o tipo e a natureza da instituição formadora. Exploram-se também as inter-relações entre a formação na graduação e a pós-graduação, destacando haver forte associação entre a qualidade do desempenho no ENADE e a presença de programa de pós-graduação na IES. Os resultados gerais indicam que as IES públicas (federais e estaduais) apresentam desempenho superior em relação às instituições públicas municipais e particulares. São analisadas as implicações desses resultados para a formação em psicologia no Brasil.

Palavras-chave : Formação profissional; Formação do psicólogo; Avaliação de aprendizagem; Ensino superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )