SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Formação básica e profissional do psicólogo: uma análise do desempenho das IES no ENADE-2006O processo de ensinar em cursos de psicologia na perspectiva dos estudantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

LIMA, Mônica  y  PEREIRA, Monica Aparecida Tomé. Percepção dos estudantes sobre a infraestrutura dos cursos de psicologia: considerações a partir do ENADE-2006. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.3, pp. 349-363. ISSN 1677-0471.

Neste artigo, descrevem-se as condições de infraestrutura apresentadas pelas IES, a partir das informações do questionário socioeconômico respondido por estudantes dos Cursos de Psicologia participantes do ENADE-2006. Apresentam-se as condições de infraestrutura, considerando 12 quesitos relacionados à adequação dos espaços (laboratórios, biblioteca, salas de aula teoria/prática), material didático e de consumo, acesso a mídias e equipamentos. Com o objetivo de avaliar as especificidades entre os Cursos de Psicologia, foram realizados recortes para a região geográfica de funcionamento do curso, para a categoria administrativa e ainda a organização acadêmica. Há urgência de investimentos para melhorar as condições de infraestrutura das universidades federais e incrementos para o nordeste e norte do país em relação às situações menos favoráveis avaliadas pelos respondentes.

Palabras clave : ENADE; Formação em psicologia; Ensino Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )