SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Percepção dos estudantes sobre a infraestrutura dos cursos de psicologia: considerações a partir do ENADE-2006As atividades de pesquisa, extensão e monitoria na formação em psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

POLYDORO, Soely A. J  e  AZZI, Roberta Gurgel. O processo de ensinar em cursos de psicologia na perspectiva dos estudantes. Aval. psicol. [online]. 2011, vol.10, n.3, pp. 365-386. ISSN 1677-0471.

Este artigo busca discutir a percepção dos estudantes de Psicologia sobre a ação docente a partir da resposta obtida em seis questões do questionário socioeconômico do ENADE-2006. As informações obtidas junto a aproximadamente 21.200 estudantes foram agrupadas em dois blocos temáticos: plano de ensino; e estratégias de aula e de avaliação. No primeiro, foi tratado o conteúdo do plano e sua discussão com os estudantes. E o segundo focalizou as técnicas e materiais de ensino, instrumentos de avaliação e disponibilidade dos professores para orientação extraclasse. Os resultados foram tratados considerando as diferenças de características da instituição, do curso e situação acadêmica do estudante. O cenário obtido foi discutido considerando-se que a percepção do estudante quanto ao ambiente educacional é relevante para seu envolvimento no processo de formação e desenvolvimento integral; e que o conhecimento sobre suas percepções e experiências contribui para o estabelecimento de políticas e práticas mais inclusivas.

Palavras-chave : Docência; Psicologia; Universitário; Ensino superior; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )