SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Labor Support Scale: construction and psychometric qualities studyAdaptation study of the Free and Cued Selective Reminding Test to the Portuguese population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

LORICCHIO, Tânia Mara Brito  and  LEITE, José Roberto. Estresse, ansiedade, crenças de autoeficácia e o desempenho dos bacharéis em Direito. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 37-47. ISSN 1677-0471.

Foram avaliados os níveis de estresse, ansiedade e as crenças de autoeficácia de 237 bacharéis em Direito, em fase de preparação para ingresso na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. O objetivo desta pesquisa foi avaliar as relações entre estresse, ansiedade e crenças de autoeficácia com o desempenho, nas duas fases do exame da Ordem. Os participantes responderam aos inventários de Ansiedade Traço-Estado do Spielberger - IDATE, ao Inventário de Stress de Lipp - ISSL e a um Inventário de Autoeficácia. Foram encontradas correlações positivas entre os níveis de estresse, ansiedade e crenças de autoeficácia. As correlações entre os parâmetros obtidos nesses inventários e o desempenho nos exames foram positivas para os graus de estresse e de ansiedade-traço. Os resultados deste estudo demonstraram que candidatos sem sintomas de estresse têm duas vezes mais chance de serem aprovados em relação a candidatos com estresse.

Keywords : estresse; ansiedade; ansiedade de desempenho; autoconfiança; crenças de autoeficácia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )