SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Escala de Suporte Laboral: construção e estudo das qualidades psicométricasEstudo de adaptação do Teste de Recordação Selectiva Livre e Guiada para a população portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

LORICCHIO, Tânia Mara Brito  e  LEITE, José Roberto. Estresse, ansiedade, crenças de autoeficácia e o desempenho dos bacharéis em Direito. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 37-47. ISSN 1677-0471.

Foram avaliados os níveis de estresse, ansiedade e as crenças de autoeficácia de 237 bacharéis em Direito, em fase de preparação para ingresso na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. O objetivo desta pesquisa foi avaliar as relações entre estresse, ansiedade e crenças de autoeficácia com o desempenho, nas duas fases do exame da Ordem. Os participantes responderam aos inventários de Ansiedade Traço-Estado do Spielberger - IDATE, ao Inventário de Stress de Lipp - ISSL e a um Inventário de Autoeficácia. Foram encontradas correlações positivas entre os níveis de estresse, ansiedade e crenças de autoeficácia. As correlações entre os parâmetros obtidos nesses inventários e o desempenho nos exames foram positivas para os graus de estresse e de ansiedade-traço. Os resultados deste estudo demonstraram que candidatos sem sintomas de estresse têm duas vezes mais chance de serem aprovados em relação a candidatos com estresse.

Palavras-chave : estresse; ansiedade; ansiedade de desempenho; autoconfiança; crenças de autoeficácia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )