SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Estudo de adaptação do Teste de Recordação Selectiva Livre e Guiada para a população portuguesaConsiderações Metodológicas e Conceituais sobre a Construção de Instrumentos de Avaliação das Habilidades Metalinguísticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

CHIODI, Marcelo Gulini  e  WECHSLER, Solange Muglia. Estudo de Validade Convergente da Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock-Johnson-III - Versão Ampliada. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 63-75. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste trabalho foi verificar a validade convergente da Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock Johnson-III (WJ-III) versão Ampliada, comparando-a com a Bateria WJ-III versão Padrão. A amostra foi composta por 70 estudantes de escola pública. Os resultados obtidos nos testes foram analisados segundo a correlação de Pearson e Análise de Variância entre sexo e idade. Foram encontradas correlações significativas entre as pontuações totais da WJ-III Ampliada e as pontuações totais na WJ-III Padrão assim como, entre os subtestes que avaliam Inteligência Cristalizada da WJ-III Ampliada com a WJ-III Padrão. Também foram observadas correlações significativas quando relacionados os subtestes que avaliam as demais habilidades de ambas as versões da Bateria WJ-III. Houve diferença significativa para a variável Idade na versão Ampliada e na Padrão. Tais dados indicam que a Bateria WJ-III Ampliada possui validade convergente com a WJ-III Padrão, podendo enriquecer ainda mais as possibilidades de instrumentos para avaliação intelectual.

Palavras-chave : avaliação cognitiva; inteligência; Woodcock-Johnson; validade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )