SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Estudo de Validade Convergente da Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock-Johnson-III - Versão AmpliadaRelação das variáveis idade e escolaridade com desempenho escolar de estudantes de ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da. Considerações Metodológicas e Conceituais sobre a Construção de Instrumentos de Avaliação das Habilidades Metalinguísticas. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 77-82. ISSN 1677-0471.

Habilidade metalinguística pode ser definida como a manipulação intencional da língua. Nos últimos anos muito interesse foi devotado à construção de instrumentos de avaliação das habilidades metalinguísticas por causa da sua relação causal com a alfabetização. No entanto, a construção desses instrumentos não é uma tarefa fácil e sem controvérsias. O objetivo do presente artigo é apresentar um panorama das questões conceituais e metodológicas que precisam ser consideradas na construção de instrumentos de avaliação das habilidades metalinguísticas, principalmente as que dizem respeito à definição de habilidade metalinguística, às unidades linguísticas avaliadas e às adaptações para o português de tarefas realizadas em outras línguas.

Palavras-chave : habilidades metalinguística; consciência fonológica; consciência sintática; consciência morfológica; avaliação metalinguística.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )