SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Consideraciones Metodológicas y Conceptuales sobre la Construcción de Instrumentos de Evaluación de las Habilidades MetalingüísticasTrastornos psicológicos en adolescentes socio educandos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

BRITO, Leila Oliveira et al. Relação das variáveis idade e escolaridade com desempenho escolar de estudantes de ensino fundamental. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 83-93. ISSN 1677-0471.

O objetivo do presente estudo foi verificar a relação das variáveis idade e escolaridade com desempenho escolar de alunos do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 855 alunos, estudantes de ensino fundamental da rede pública estadual do estado de Santa Catarina, com idades entre 6 e 16 anos. Foi aplicado em todos os participantes o Teste de Desempenho Escolar (TDE), que é composto por três subtestes: Escrita, Aritmética e Leitura. Os resultados demonstraram que o desempenho escolar da amostra estudada relacionou-se de forma significativa com as séries, podendo ser observada uma linearidade entre nível de escolaridade e desempenho escolar. O mesmo não ocorreu com a variável idade. Diante dos dados mencionados é relevante ressaltar a importância em identificar precocemente aspectos relacionados ao desempenho escolar, bem como a necessidade de atualizações de normas para interpretação dos resultados do Teste de Desempenho Escolar (TDE) por meio das análises mostradas nesta pesquisa.

Palabras clave : desempenho escolar; idade; escolaridade; ensino fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )