SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Considerações Metodológicas e Conceituais sobre a Construção de Instrumentos de Avaliação das Habilidades MetalinguísticasTranstornos psicológicos em adolescentes socioeducandos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

BRITO, Leila Oliveira et al. Relação das variáveis idade e escolaridade com desempenho escolar de estudantes de ensino fundamental. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 83-93. ISSN 1677-0471.

O objetivo do presente estudo foi verificar a relação das variáveis idade e escolaridade com desempenho escolar de alunos do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 855 alunos, estudantes de ensino fundamental da rede pública estadual do estado de Santa Catarina, com idades entre 6 e 16 anos. Foi aplicado em todos os participantes o Teste de Desempenho Escolar (TDE), que é composto por três subtestes: Escrita, Aritmética e Leitura. Os resultados demonstraram que o desempenho escolar da amostra estudada relacionou-se de forma significativa com as séries, podendo ser observada uma linearidade entre nível de escolaridade e desempenho escolar. O mesmo não ocorreu com a variável idade. Diante dos dados mencionados é relevante ressaltar a importância em identificar precocemente aspectos relacionados ao desempenho escolar, bem como a necessidade de atualizações de normas para interpretação dos resultados do Teste de Desempenho Escolar (TDE) por meio das análises mostradas nesta pesquisa.

Palavras-chave : desempenho escolar; idade; escolaridade; ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )