SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Relación de las variables edad y escolaridad con desempeño escolar de estudiantes de enseñanza primariaEvidencias de Validez de la Escala de Satisfacción en el Trabajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

SOUZA, Carolina Cardoso de  y  RESENDE, Ana Cristina. Transtornos psicológicos em adolescentes socioeducandos. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 95-109. ISSN 1677-0471.

O presente trabalho aborda dois estudos de caso e teve como objetivo fazer a descrição da personalidade de um adolescente que cometeu furto e de uma adolescente que cometeu um homicídio. No momento da avaliação psicológica ambos cumpriam medidas socioeducativas de internação. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados uma entrevista semiestruturada, o Teste das Matrizes Progressivas Raven e o Método de Rorschach (Sistema Compreensivo). O adolescente que cometeu furto revelou indícios de ansiedade, sentimentos de culpa e remorso, e outras características que facilitariam seu engajamento em um processo terapêutico. Já a adolescente que cometeu homicídio demonstrou traços de constrição afetiva, ausência de ansiedade e remorso. Este estudo conferiu diferentes transtornos psíquicos nos participantes, bem como a necessidade de serviços psicológicos mais pertinentes à demanda particular de cada um deles, especialmente no caso de socioeducandos que apresentam algum transtorno mental e acabam isolados de qualquer tratamento ou atendimento específico.

Palabras clave : adolescentes; socioeducandos; transtorno mental; transtorno de conduta; método de Rorschach.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )