SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Trastornos psicológicos en adolescentes socio educandosValidez de contenido de la Gifted Rating Scale (versión escolar) para la población brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

COELHO JUNIOR, Francisco Antonio  y  FAIAD, Cristiane. Evidências de Validade da Escala de Satisfação no Trabalho. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 111-121. ISSN 1677-0471.

Resumo A literatura sobre comportamento organizacional aponta que satisfação no trabalho vem sendo uma das variáveis de nível micro mais investigadas empiricamente, embora poucos estudos recentes apresentem medidas válidas a sua operacionalização nas organizações. O presente estudo tem como objetivo acrescentar, à literatura, indícios de validade da Escala de Satisfação no Trabalho de Siqueira, testando-a em uma amostra de Segurança Pública. O estudo foi realizado em uma Instituição de Segurança Pública do Distrito Federal. A medida continha 25 itens associados a uma escala de amplitude de 7 pontos, aplicados em 257 servidores. Foram utilizados procedimentos de análise fatorial exploratória e confirmatória para interpretação e análise dos dados. Os fatores identificados corresponderam à Satisfação com os colegas, com o salário, com a chefia, com a natureza do trabalho e promoções, com alfas que variaram de 0,76 a 0,90. A escala apresentou-se confiável, sendo importante instrumento gerencial no diagnóstico de satisfação no trabalho.

Palabras clave : satisfação no trabalho; validade; análise fatorial exploratória; análise fatorial confirmatória; segurança pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )