SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Transtornos psicológicos em adolescentes socioeducandosValidade de conteúdo da Gifted Rating Scale (versão escolar) para a população brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

COELHO JUNIOR, Francisco Antonio  e  FAIAD, Cristiane. Evidências de Validade da Escala de Satisfação no Trabalho. Aval. psicol. [online]. 2012, vol.11, n.1, pp. 111-121. ISSN 1677-0471.

Resumo A literatura sobre comportamento organizacional aponta que satisfação no trabalho vem sendo uma das variáveis de nível micro mais investigadas empiricamente, embora poucos estudos recentes apresentem medidas válidas a sua operacionalização nas organizações. O presente estudo tem como objetivo acrescentar, à literatura, indícios de validade da Escala de Satisfação no Trabalho de Siqueira, testando-a em uma amostra de Segurança Pública. O estudo foi realizado em uma Instituição de Segurança Pública do Distrito Federal. A medida continha 25 itens associados a uma escala de amplitude de 7 pontos, aplicados em 257 servidores. Foram utilizados procedimentos de análise fatorial exploratória e confirmatória para interpretação e análise dos dados. Os fatores identificados corresponderam à Satisfação com os colegas, com o salário, com a chefia, com a natureza do trabalho e promoções, com alfas que variaram de 0,76 a 0,90. A escala apresentou-se confiável, sendo importante instrumento gerencial no diagnóstico de satisfação no trabalho.

Palavras-chave : satisfação no trabalho; validade; análise fatorial exploratória; análise fatorial confirmatória; segurança pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )